O Vestígios é um sistema que funciona como repositório e também como ferramenta de análise para os materiais que compõem dois bancos de dados: o BATALE (Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita) e o BTP (Banco de Textos de Professores). Ambas as bases de dados estão vinculadas ao GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita).
Vestígios
Por que "Vestígios"
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001, p. 2853), vestígio significa “1 pisada ou marca deixada por homem ou animal nos caminhos por onde passa; rastro, pegada 2 fig. aquilo que restou (de alguma coisa que se destruiu, que desapareceu) [...] 3 qualquer marca, traço, indício, sinal que localizem alguém ou algo, ou permitam deduzir que um fato ocorreu, ou descobrir quem dele participou [...] ETIM lat. vestigîum ‘planta ou sola dos pés (das pessoas e dos animais), pegada, pista, rastro; traço, sinal, marca’ [...]”.
A escolha por esse nome – Vestígios – vem de um esforço para sintetizar e ao mesmo tempo unir e traduzir conceitualmente as pesquisas que envolvem BATALE e BTP. O significado atual atribuído a vestígio assim como seu étimo na língua portuguesa traduzem esse esforço.
Trechos, blocos e cores
O Sistema Vestígios, além de repositório dos bancos de textos BATALE e BTP, contém ferramentas de análise, como seleção de trechos, criação de blocos de análise e atribuição de cores às categorias.
Convite pesquisadores para compartilhar estas análises.
Análise semântica
Com os blocos de análise, cores e trechos é possível realizar a análise semântica e obter a recorrência de erros.
ÁREAS DE TRABALHO
Nas áreas de trabalho é possível gerenciar suas análises e compartilhá-las com outros pesquisadores. Convide um ou mais pesquisadores para trabalhar em conjunto com você.
Convide um ou mais pesquisadores para trabalhar em conjunto.
Btp
Banco de Textos de Professoras
A pergunta que move as investigações em torno do BATALE pode ser assim formulada: qual a natureza do erro produzido pelas crianças dos anos iniciais? Para respondê-la analisamos o erro que nomeamos como (orto)gráfico, a fim de compreender se aquilo que o motiva tem como base o conhecimento linguístico, mais especificamente o fonológico, ou se são as complexidades inerentes ao sistema ortográfico, derivadas das relações múltiplas entre fonemas e grafemas.
batale
Banco de Textos de Aquisição da Linguagem Escrita
Já a pergunta do BTP pode ser assim formulada: qual é a racionalidade que sustenta e organiza a prática pedagógica de professoras dos anos iniciais que participam de processos de formação acadêmico-profissional? Nessa direção, buscamos, nas produções escritas, pistas que revelem as razões, sejam de ordem teórica ou prática, que as professoras utilizam para justificar, planejar e desenvolver suas práticas junto a crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Também é interesse dos estudos compreender aspectos relacionados à vontade das professoras – a dimensão ética da ação docente. É no contexto de formação acadêmico-profissional e de exercício docente que processos de desenvolvimento profissional se articulam e se realizam, forjando uma determinada identidade docente, própria da professora alfabetizadora.